Paróquia do Atouguia

No dia 24 de junho de 2012, sendo pároco o reverendo Padre Silvano Gonçalves, a igreja do Atouguia foi solenemente consagrada e dedicada a São João Batista, com a presença do reverendíssimo bispo do Funchal, Dom António Carrilho, bem como do presidente do governo regional da madeira, dr. Alberto João Jardim, e de diversas entidades oficiais. Foi convidado de honra S.a.r. Dom Duarte de Bragança, representante da casa real portuguesa.

A construção desta nova igreja teve início em 13 de dezembro de 2010 e terminou a 30 de maio de 2012. No acto de dedicação da igreja foi colocada no pavimento, junto ao altar-mór e coberta por uma lápide negra com as armas papais,uma relíquia de São João Paulo II, santo pastor por quem o povo da madeira tem grande devoção e simpatia e que visitou a nossa ilha em 12 de maio de 1991.

A igreja de traçado clássico, da autoria do arquitecto cunha paredes, apresenta um interior alegre e luminoso, de grande funcionalidade e modernidade. Foi construída pela empresa madeirense AFA, com importantes subsídios do governo regional e generosos contributos da comunidade paroquial.o painel em bronze do sacrário da igreja foi concebido e executado pelo escultor madeirense Ricardo Velosa e representa a árvore de jessé, de cujos ramos se destaca cristo ressuscitado, luz, vida e amor para todos os homens.