“A catequese é, como refere o Papa Francisco, «uma aventura extraordinária» e como «vanguarda da Igreja tem a tarefa» de ler os sinais dos tempos e de aceitar os desafios presentes e futuros. Por isso, ela deve renovar-se sempre na consciência de que a «sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio» e, por isso, também da catequese. Nesta ótica, propõe-se um caminho de diálogo não só entre os organismos que tutelam a catequese, a família e a juventude, como também com a pastoral vocacional, litúrgica e caritativa. Envolve o contributo dos Secretariados Diocesanos de Catequese e dos diversos intervenientes na educação da fé, das próprias comunidades cristãs, párocos, catequistas, famílias, crianças, adolescentes e jovens. Pretende-se um caminho feito em conjunto, num dinamismo de corresponsabilidade que valorize o contributo de todos.” (Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias).
E seguindo estas diretrizes, a catequese do Atouguia é constituída por 13 catequistas e 91 catequizandos. Tendo a ajudar na catequese os catequizandos do 10º ano que se preparam para o sacramento da Confirmação, que se realizará no dia 27 de Abril .Este ano não temos nem 3º ano, nem 5º ano. A catequese tem uma nova forma de atuar e agir. Vai até ao 7º ano com a profissão de fé. Depois os adolescentes entram no grupo da adolescência ,8º e 9º estão juntos, tendo na mesma caminhada gradual, até o 10º ano e ao Sacramento do Crisma. Aqui os adolescentes passam a ter encontros semanais com dinâmicas e atividades que os levem ao verdadeiro encontro com Cristo, ao discernimento acompanhado, onde se pretende que amadureçam e tenham um aprofundamento mistológico e cheguem a um discipulado missionário. O crisma só acontece com os adolescentes mais velhos do grupo que têm já uma caminhada e 10º ano.
A catequese acontece todos os sábados antes da Eucaristia:
Hora de inverno: Catequese às 17h30; Missa às 18h30
Hora de verão: Catequese às 18h00; Missa às 19h00.
Durante a Missa temos bancos reservados para a catequese, cada ano fica com a sua catequista na celebração da Eucaristia. Em cada Eucaristia a catequese participa ativamente nas leituras e no ofertório, fazemos e preparamos esquema para que a partir do 4º ano todos possam preparar esse momento.
Ao longo do Ano Litúrgico e nos momentos fortes como Advento, Natal, Quaresma e tempo Pascal a catequese participa de uma forma mais vivida e profunda, envolvendo muitas vezes as famílias e toda a comunidade. Estas dinâmicas são preparadas pelas catequistas e pelo Pároco para que esses momentos sejam vividos de forma especial. Adorações, Auto de Natal (aqui o grupo da adolescência tem um papel importante), Via – Sacras e outras celebrações importantes que possam surgir na Paróquia são alguns desses exemplos.
Outras festas que celebramos na catequese:
1º ano – A Festa do Acolhimento (entre outubro e novembro);
4º ano -Festa da Palavra no III Domingo do Tempo Comum, Dia da Palavra.
6 ano – Por ser o ano jubilar da Esperança. A Festa da Esperança ( ainda a agendar)
7º ano – Profissão de Fé.