Paróquias da Freguesia da Calheta

Catequese – Paróquia do Atouguia

«Ao catequista e a toda a comunidade é pedido para passar do modelo escolar ao catecumenal: não apenas conhecimentos cerebrais, mas encontro pessoal com Jesus Cristo, vivido em dinâmica vocacional segundo a qual Deus chama e o ser humano responde» (CAEJC 2).

A catequese, enquanto processo de iniciação a toda a vida cristã, requer algumas características que a tornem mais apta a desenvolver a sua missão no tempo atual: a inspiração catecumenal, a centralidade do querigma e a dimensão mistagógica.» (Itinerário de iniciação à vida cristã das crianças e dos adolescentes com as famílias).

E seguindo estas diretrizes, a catequese do Atouguia é constituída por 14 catequistas e 94 catequizandos. Este ano não temos nem 2º ano, nem 4º ano.

A catequese tem uma nova forma de atuar e agir. Vai até ao 7º ano com a profissão de fé e depois os adolescentes entram no grupo da adolescência (os antigos 8º, 9º e 10º anos). Aqui os adolescentes passam a ter encontros semanais com dinâmicas e atividades que os levem ao verdadeiro encontro com Cristo, ao discernimento acompanhado, onde se pretende que amadureçam e tenham um aprofundamento mistológico e cheguem a um discipulado missionário. O crisma só acontece com os adolescentes mais velhos do grupo que têm já uma caminhada de2 ou 3 anos no grupo.

A catequese acontece todos os sábados antes da Eucaristia:
Hora de inverno: Catequese às 17h30; Missa às 18h30
Hora de verão: Catequese às 18h00; Missa às 19h00.

Durante a Missa temos bancos reservados para a catequese, cada ano fica com a sua catequista na celebração da Eucaristia. Em cada Eucaristia a catequese participa ativamente nas leituras e no ofertório, fazemos e preparamos esquema para que a partir do 4º ano todos possam preparar esse momento.

Este ano alguns encontros (3 encontros) ao longo do ano foram orientados pelo grupo jovem da Ação Católica Rural para dar a conhecer às nossas crianças e adolescentes desta paróquia a existência deste Movimento na Paróquia. Movimento que pretende dar continuidade a esta ação.

Ao longo do Ano Litúrgico e nos momentos fortes como Advento, Natal, Quaresma e tempo Pascal a catequese participa de uma forma mais vivida e profunda, envolvendo muitas vezes as famílias e toda a comunidade. Estas dinâmicas são preparadas pelas catequistas e pelo Pároco para que esses momentos sejam vividos de forma especial. Adorações, Auto de Natal (aqui o grupo da adolescência tem um papel importante), Via – Sacras e outras celebrações importantes que possam surgir na Paróquia são alguns desses exemplos.

Adorações, Auto de Natal, Via – Sacras e outras celebrações importantes que possam surgir na Paróquia são alguns desses exemplos.

Outras festas que celebramos na catequese:

1º ano- A Festa do Acolhimento (entre outubro e novembro);

3º ano – A primeira Comunhão (em junho em data a combinar);

Festa da Palavra no III Domingo do Tempo Comum, Dia da Palavra.

7º ano – Profissão de Fé (em junho em data a combinar).