Catequese – Paróquia da Calheta

(…) Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”, pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. (…)

Objetivos:

A Catequese é um percurso de dez anos (acompanhados por 10 catecismos), em de há uma festa “maior”, sendo o final de cada catecismo marcado por uma festa própria. ​A cada uma destas etapas corresponde um objectivo que no seu conjunto compõem a caminhada de Fé e na Fé de cada uma destas crianças que entram “crianças” e “saem” adolescentes, cada vez mais conscientes e empenhados na Comunidade.

A Catequese na nossa Paróquia é constituída por 10 catequistas e 51 catequizandos, muitas vezes por termos poucas crianças juntamos anos. Assim a nossa catequese está distribuída por 7 anos de catequese (este ano não temos o 3º ano, 5º ano e 8º ano).

ANO CATEQUISTAS Nº de catequizandos Sala
1 º ano e 2º ano Liliana Nóbrega e Helena Nóbrega 5 do 1ºano e  6 do 2º ano Nº 2
3º ano Não temos
4º ano Claúdia Ramos e Isabel Silva 5 Nº3
5º ano Não temos
6º ano Adalgisa Mendonça e Zélia Nóbrega 8 Nº4
7º ano Sofia Canha 8 Sala ao lado do escritório
8º ano Não temos
9º ano Cassilda Camacho e Leocádia Camacho 11 Sala junto ás escada
10º ano Graça Pita 8 Recanto Senhor dos Passos
TOTAL 10 51

A catequese acontece todos os sábados antes da Eucaristia:

Hora de inverno: Catequese às 15h00 e Missa às 16h00

Hora de verão: Catequese às 15h30 e Missa às 16h30.

Durante a Missa temos bancos reservados para a catequese, cada ano fica com a sua catequista na celebração da Eucaristia. Em cada Eucaristia a catequese participa ativamente nas leituras e no ofertório, fazemos e preparamos esquema para que a partir do 4º ano todos possam preparar esse momento.

Ao longo do Ano Litúrgico e nos momentos como Advento, Natal, Quaresma e tempo Pascal a catequese participa de uma forma mais vivida e profunda, envolvendo muitas vezes as famílias e toda a comunidade.

Estas dinâmicas são preparadas pelas catequistas e pelo Pároco para que esses momentos sejam vividos de forma especial.

Adorações, Auto de Natal, Via – Sacras e outras celebrações importantes que possam surgir na Paróquia são alguns desses exemplos.

Outras festas que celebramos na catequese:

1º ano – A Festa do Acolhimento (entre outubro e novembro);

2º ano – A Festa do Pai-Nosso (sempre no fim de semana que liga o dia do pai);

3º ano – A primeira Comunhão (em maio em data a combinar);

4º ano – Festa da Palavra no III Domingo do Tempo Comum;

6º ano – Profissão de Fé (em junho em data a combinar);

10º ano –-Celebração do Sacramento da Confirmação.

O 5º ano com a Festa dos Mandamentos; o 8º ano com a festa de Vida ou da Cruz e o 9º ano com a Festa do compromisso, são celebradas de outras formas ao longo do ano.

A catequese é um percurso :

O percurso de Catequese que habitualmente propomos, começa aos 6 e vai até aos 15 anos. Desta forma acompanhamos no tempo da infância e da adolescência numa caminhada de fé que vai a par dos outros aspectos do desenvolvimento humano. Acreditamos que a catequese não deve ser comparada a uma aula. O nosso projeto não é ensinar um programa e verificar se os alunos o aprendem. Na catequese paroquial as crianças e jovens conhecem Jesus, a Igreja e a sua missão, a partir do testemunho dos catequistas. Ao longo do percurso vão desenvolvendo uma amizade cada vez mais profunda com Cristo e vão sentindo que a fé se vive e se desenvolve em comunidade: na paróquia e na Igreja.  Uma das preocupações da nossa catequese é fazer a ponte entre o que se acredita e o que se vive, sabendo que só assim seremos verdadeiros cristãos.