Catequese – Paróquia de São Francisco Xavier

A CATEQUESE NA PARÓQUIA DE SÃO FRANCISCO XAVIER
(…) Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.
Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”, pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. (…)
A Catequese na nossa Paróquia é constituída por 18 catequistas e 105 catequizandos, que se encontram distribuídos por 8 grupos (1º,2º, 3º, 4º, 5º 6º e 7º ano que compõem o percurso até à Profissão de Fé e o GPC que é o grupo de adolescentes que se preparam para o Sacramento do Crisma).

Na Paróquia de São Francisco Xavier, a catequese acontece todos os sábados antes da Eucaristia
Hora de inverno: Catequese às 16h00 e Missa às 17h10
Hora de verão: Catequese às 16h30 e Missa às 17h40.
Durante a Missa temos bancos reservados para a catequese, cada ano fica com a sua catequista na celebração da Eucaristia. Em cada Eucaristia a catequese participa ativamente nas leituras e no ofertório, é preparado um esquema para que a partir do 4º ano todos possam participar ativamente na Missa.
Ao longo do Ano Litúrgico e nos momentos como Advento, Natal, Quaresma e tempo Pascal a catequese participa de uma forma mais vivida e profunda, envolvendo muitas vezes as famílias e toda a comunidade.
Estas dinâmicas são preparadas pelas catequistas e pelo Pároco para que esses momentos sejam vividos de forma especial.
Adorações, Auto de Natal, Via – Sacras e outras celebrações importantes que possam surgir na Paróquia são alguns desses exemplos.
Outras festas que celebramos na catequese:
1º ano – A Festa do Acolhimento, em outubro de cada ano;
2º ano – A Festa do Pai-Nosso (sempre no fim de semana que liga o dia do pai);
3º ano – A primeira Comunhão (em junho em data a combinar);
4º ano – Festa da Palavra no III Domingo do Tempo Comum;
7º ano – Profissão de Fé (em junho em data a combinar);
GPC –-Celebração do Sacramento da Confirmação.
Fica ao critério de cada grupo a celebração das festas relativas aos outros anos de catequese
A catequese é um percurso:
O percurso de Catequese que habitualmente propomos, começa aos 6 e vai até aos 15 anos. Desta forma acompanhamos no tempo da infância e da adolescência numa caminhada de fé que vai a par dos outros aspetos do desenvolvimento humano. Acreditamos que a catequese não deve ser comparada a uma aula. O nosso projeto não é ensinar um programa e verificar se os alunos o aprendem. Na catequese paroquial as crianças e jovens conhecem Jesus, a Igreja e a sua missão, a partir do testemunho dos catequistas. Ao longo do percurso vão desenvolvendo uma amizade cada vez mais profunda com Cristo e vão sentindo que a fé se vive e se desenvolve em comunidade: na paróquia e na Igreja. Uma das preocupações da nossa catequese é fazer a ponte entre o que se acredita e o que se vive, sabendo que só assim seremos verdadeiros cristãos. Neste sentido juntamos os jovens que iriam frequentar o 8º, 9º e 10º ano, formando um grupo de Preparação para o Crisma. Nestes encontros os jovens debatem e aprofundam temas relacionados com a vida, com a natureza e com todas as temáticas que os ocupam e preocupam especialmente nestas idades. Pretendemos que sejam cristãos ativos, crentes com Fé esclarecida e capazes de se assumir, como cristãos e amigos de Jesus, na sociedade sem medos.

ANOSALA CATEQUISTASNº catequizandos
1º ano  1Conceição Duarte Isabel Gonçalves9
2º ano  6Cristina Moreira Amélia Meneses Carla Sofia Caldeira Beatriz Simão8
3º ano7Irmã Benvinda Leocádia Caldeira Marina Cabral Yuleima Dropeza8