Paróquia de São Francisco Xavier

Capela do Bom Sucesso

Esta capela encontra-se situada no alto do Lombo da Estrela, pertence á paróquia de São Francisco Xavier.

Foi edificada no ano de 1683 por Lourenço da Costa, data existente numa pedra sob a cruz da entrada da capela.

Na torre sineira existe uma data 1906, referindo-se a aumentos feitos na capela, nomeadamente a zona da torre. é uma simples capela, possuindo uma tela alusiva a Nossa Senhora do Bom Sucesso e uma bonita imagem de Nossa Senhora com o Menino do séc. XVIII. é uma imagem com muita devoção popular, prova-o as avultadas ofertas em ouro. A sua festa realiza-se no Domingo mais próximo do dia 15 de Setembro.

Capela de São Francisco Xavier

Foi edificada por Manuel da Silva Pinheiro no ano de 1693, data existente na cruz sobre a porta principal.

Encontra-se na antiga zona da extinta Quinta do Cadeado no Sítio do Lombo do Salão. Situa-se junto da actual igreja paroquial de São Francisco Xavier. Não tem culto. No interior da Capela existe uma tela alusiva a São Francisco Xavier do séc. XVIII. O restante espólio da Capela está na igreja paroquial.