Peregrinação ao Túmulo de Carlos D’Áustria

4 de setembro de 2022

Beato Carlos d’Áustria

Memória

O Beato Carlos I, imperador da Áustria e Rei da Hungria, nasceu a 17 de Agosto de 1887, em Persenbeug (Diocese de St. Pölten). A 21 de outubro de 1911, casou-se com Zita de Bourbon-Parma. Deste casamento nasceram oito filhos. Com sua esposa e filhos levou uma vida de família exemplar – uma verdadeira igreja doméstica, forjada pelo seu fervoroso amor ao Santíssimo Sacramento e devoção à Bem-aventurada Virgem Maria. Em Novembro de 1916, com apenas 29 anos, tornou-se imperador da Áustria e rei da Hungria. Na conjuntura difícil da primeira guerra mundial, trabalhou por uma paz justa e duradoura; promoveu a justiça e a moral. Em 1919, após a revolução da Assembleia Nacional provisória, foi exilado para a Suíça para onde levou a esposa e os filhos.

A 19 de Novembro de 1921, o casal chegou à Madeira. Na Ilha, o Imperador passou os últimos quatro meses de vida, durante os quais deu exemplo de paciência, humildade e simplicidade, bem como sinais de um grande amor a Jesus Cristo. Em todo este tempo viveu na pobreza e suportou a sua doença com profunda confiança em Deus. Faleceu no Monte a 1 de Abril de 1922, vítima de grave doença respiratória.

A 3 de Outubro de 2004 foi beatificado pelo Papa João Paulo II.

A sua memória litúrgica é celebrada a 21 de Outubro, dia de aniversário do seu casamento.

Ficheiros

Carta Pastoral